Você gosta das suas fotos 3×4?

IMG_9323

Você gosta das suas fotos 3×4?

Eu sou A-PAI-XO-NA-DA por fotografia. Logo sou apaixonada por fotos 3×4! Mesmo aquelas em que não saímos tão lindos quanto queremos, não me importo! Gosto demais de ter aquelas pessoas em quadradinhos eternizadas no tempo.

Mas sempre me pergunto: por que as pessoas (especialmente as que amam fotografia) não dão destaque para os pobres retratinhos? Perceba: eles nunca aparecem nas análises, nos álbuns de fotografia, nos comentários… São desprezados e só servem mesmo para documentos. E olhe lá! Nessa era digital, muitos órgãos públicos e repartições já tiram seu retrato de forma automática, você nem precisa se dar ao trabalho de ir a algum lugar para se clicar em tamanho minúsculo e depois levar seus retratos. E, com muita frequência, ouço muita gente dizer que detesta tirar as tais fotos para documentos.

Foi-se o tempo também em que os papais e as mamães carregavam fotos 3×4 das crias ou dos amados em suas carteiras. Hoje todo mundo tem fotos dos filhos ou de alguém importante apenas no celular. As fotografias convencionais (de papel) perdeu muito espaço para as digitais, as 3×4 então… Coitadas!

E por que se convencionou que nos pequenos retratos todo mundo tem que fazer cara de poste ou ficar carrancudo? Por que precisamos esconder o sorriso? Talvez por causa disso, as pessoas se acham feias nessas pequenas fotos tão desprezadas. Então, diante disso tudo, haveria algum doido que ainda aprecia esses retratinhos???

 Sim!!! EU!!!

Desde criança, coleciono fotos 3×4 dos amigos, dos parentes. Sempre pedia às pessoas especiais que me dessem de presente uma de suas fotos 3×4. Invariavelmente, eu ouvia reclamações. “Nossa! Fico horrível em retratos 3×4! Tem mesmo que ser esse tipo de foto?” – Diziam. Mas eu nunca liguei para isso. O importante para mim era ter aquela recordação de alguém que me era precioso naquele minúsculo espaço de papel.

IMG_9319

Nessa brincadeira de colecionar as fotos, fui juntando tantos retratinhos de um monte de gente que entrou em minha vida que minha caixinha de recordações ficou pequena! Eu juntei fotos de amigos de escola, colegas de faculdade, de trabalho – e também de gente que, por diversas e desconhecidas razões, conheci mas que nunca mais vi. Sobraram delas apenas as fotos 3×4… Infelizmente! Guardo tudo com muita ternura!

Não seria diferente com as pessoas mais especias de minha vida – minhas filhas. Tenho tantas fotos 3×4 delas que consigo montar um verdadeiro e grande mosaico. O grande barato é que por esses retratinhos posso ver a evolução e o crescimento de minhas pitchucas ao longo da vida. Puxa! É algo formidável!

Se eu pudesse voltar no tempo, teria tirado uma foto 3×4 por mês – durante toda a minha vida. Seria fabuloso montar minha história a partir dessa seleção gradual de imagens minúsculas.

Claro que minha mente inquieta acabou bolando algo bacana. Resolvi montar uma caixinha com as fotos de uma das minhas filhas. Ficou muito mimoso. Colei os retratinhos num pedaço retangular de papel de scrap, de tal maneira, que coubessem todas as fotos relativas aos anos que minha filha até então vivera. Quando se abre a caixinha e vai puxando a tampa, as fotos vão aparecendo em forma sanfonada e gradual. Um luxo!  Confira as fotos.

IMG_9325

IMG_9328

IMG_9347

IMG_9348

IMG_9349

IMG_9351

colo para o coração

Animation17_Barrinha_Flores2

2 comentários

  1. Postado por João, em Responder

    Lindinha, bacana demais a caixinha. Esta você não me mostrou! Muito legal o artigo. A propósito, eu ainda trago em minha carteira, as fotos 3×4 de minhas meninas. Das cinco!

    • Postado por admin, em Responder

      Mostrei sim! Você é que não se recorda!
      Que legal que guarda as fotos 3×4! Vamos fazer caixinhas para elas?
      Obrigada por prestigiar meu cantinho!

Envie seu comentário