Você compraria fotos antigas de pessoas desconhecidas?

IMG_6686

Você compraria fotos antigas de pessoas desconhecidas?

Acabo de chegar da Argentina – para onde fiz uma viagem de férias esplendorosa! Encantei-me bastante com tudo por lá. Entre tangos espetaculares, milongas divertidos, alfajores deliciosos e suculentas parrilladas, pude também ter a felicidade de apreciar lugares turísticos interessantes e coisas muito curiosas.

Estive na Feira de San Telmo, em Buenos Aires, localizada numa imensa rua onde há muito artesanato, obras de artes, livros e comércio de roupas e antiguidades diversas. Fiquei maravilhada com tudo!

IMG_6125

Entre tantas coisas que me chamaram a atenção, ao passar por uma banca de antiguidades, vi uma caixa cheia de fotografias antigas, de pessoas totalmente desconhecidas. Perguntei com curiosidade ao vendedor quem era aquela gente nos diversos retratos, se era gente famosa ou importante daquele país. Ele me respondeu que não. Nem sabe tampouco a origem das fotografias. Simplesmente as compra e as vende para colecionadores de fotos antigas.

IMG_6126

Achei a prática muito curiosa e interessante. Não sabia que havia pessoas que compravam fotos antigas de gente desconhecida apenas pelo prazer de ter fotos antigas.

Eu a-do-ro fotografias, sejam elas novas ou velhas. Claro que as mais antigas são evidentemente mais nostálgicas. Remetem-nos a um passado longínquo. Ver fotos de antigamente também nos possibilita comparar o passado com o presente e analisar a fundo a diferença entre o antes e o depois ou como tudo era diferente no ontem em relação ao hoje. E se as fotos forem do tempo em que ainda não tínhamos nascido, tudo fica ainda mais interessante.

Ver fotos antigas de pessoas, de carros, de cidades, de paisagens, de acontecimentos – de um modo geral – nos permite ter uma ideia de como era tudo antes de nós, é como se uma janela para o passado se abrisse e nos permitisse voltar no tempo. Os motivos que levam algumas pessoas a ter este fascínio são muitos. Há os apaixonados pelo passado, há os estudiosos, os saudosistas e os que são movidos pela curiosidade (que é o meu caso).

No entanto, o que me chamou a atenção na banca da Feira de San Telmo foi exatamente a venda de fotografias antigas de gente absolutamente comum. Nas fotos, não havia a exposição de pessoas com roupas exuberantes em eventos importantes. Não! Elas apenas tinham sido clicadas em momentos corriqueiros.

Então, meu cérebro pensante começou a fervilhar de curiosidade:  Quem teria se desfeito daquelas fotos? E por que? O que levaria as pessoas a comprar fotos tão velhas, aparentemente desinteressantes e de desconhecidos de séculos atrás? Quem teriam sido aquelas pessoas fotografadas?

Perguntei ao vendedor se eu poderia ver as fotos (com as mãos…rs). Ele gentilmente me deixou pegar a caixa e revirar aquela montanha de fotografias. Percebeu que eu estava com tanto interesse que me ofereceu gentilmente um banquinho para que eu pudesse apreciar tudo com conforto.

IMG_6687

IMG_6686

Ah! Por alguns instantes, eu quis morar naquela barraca! Eram tantas fotografias comuns e ao mesmo tempo atraentes que me fizeram sentir uma enorme vontade de analisá-las cuidadosamente e sem pressa. Eu quis observar as roupas, os semblantes, os sorrisos, as poses, o fundo, o cenário, a ação daquele momento congelado no tempo. Mas como eu estava acompanhada por um grupo de pessoas, não pude me demorar naquela análise. Então, decidi que compraria algumas. Por causa do tempo curto, não pude fazer grandes escolhas. Adquiri apenas duas fotos. Escolhi as de crianças. Achei-as lindas! E fiquei me perguntando depois quem teriam sido elas, quais seriam seus nomes, onde teriam morado e se chegaram a envelhecer, ter filhos, realizado seus sonhos…

Que delícia foi esta experiência!

Claro que farei uma página linda para estas duas fotos que me tocaram num momento único! Mesmo sendo tão desconhecidas e de uma época distante, essas crianças merecem ser eternizadas num LO encantador!

E você, também gosta de fotos antigas?

by Iva

BONITINHO PARA O SITE76

Animation17_Barrinha_Flores2

Envie seu comentário