“ScraPAIXÃO” – Em Oman, eu joguei a sementinha…
Depois que a paixão pelo Scrapbooking me pegou de jeito, comecei, claro, a fazer muitos trabalhos. Certa vez, descobri que uma de minhas amigas (Karina Ziober) também amava esta arte. Ela, ao contrário de mim, já tinha bastante material. Decidimos juntas presentear uma outra amiga (Júnia Mendes), que ia embora, com trabalhos nossos. Foram gostosas tardes que passei na casa dela em meio a papeis e fru-frus. Nossa dupla deu tão certo que tempos depois nos juntamos novamente para fazer um álbum maior para uma outra amiga (Josefa Abrantes) que também estava indo embora do país onde morávamos.
Me entreguei tanto ao scrap que, de repente, eu já estava sendo conhecida em roda de amigas pelos trabalhos que fazia. Muitas delas se mostraram interessadas em aprender a arte do Scrapbooking e me propuseram dar um “curso” sobre o assunto. Achei a ideia altamente estimulante, porém desafiadora, já que eu não era especialista no assunto, apenas uma apaixonada. Comecei a me preparar, portanto, para o evento. Meses antes já programava nos mínimos detalhes como seria nosso encontro.
Eu não tinha ideia de como ensinaria algo no qual eu não era formada. Meus trabalhos eram feitos baseados estritamente na grande paixão que eu tinha pelo assunto. Cheguei a fazer um curso de Scrapbooking, mas tive apenas 4 aulas. Logo, minha formação era insuficiente. Eu era professora sim, mas de Língua Portuguesa. Claro que eu varava noites estudando esta arte pela internet. Conheci blogs maravilhosos de pessoas que tinham muito a ensinar. Compartilhei experiências e busquei saber o máximo que eu pudesse para poder passar pra frente. Assim fui bolando meu tão sonhado “workshop”.
Primeiramente fiz um levantamento de quantas pessoas do meu grupo de amigas realmente queriam aprender Scrapbooking. Com ternura e sinceridade, descartei as que que iriam movidas apenas pela curiosidade. Não era indelicadeza de minha parte, pois, por questão de pouco espaço, eu queria que fossem somente as que de fato queriam aprender, uma vez que o curso seria ministrado em minha casa e lá não teria lugar para muita gente.
Após saber o número exato de amigas participantes, passei a me programar em cima daquele público. Dividi a tarde em dois tempos com um breve intervalo no meio. Elaborei uma aula teórica com todas as explicações de conceito, de história, de material e de técnicas. Preparei um cardápio de lanchinho especial para o meio da tarde e, após o “recreio”, elas colocaram em prática o que haviam aprendido no primeiro tempo do curso. Antecipadamente eu providenciei uma pasta personalizada de presente para cada uma com os materiais básicos (base de corte, estilete, tesoura, adesivo). Coloquei para uso comum em cima da mesa as fitas dupla-face, cola e tesouras decoradas. Ao redor da mesa de trabalho, também pus à disposição delas todo o material que eu tinha – papeis lisos e decorados, retalhos, fitinhas, botões, sianinhas, zíperes… enfim, para que elas usassem da criatividade e do conhecimento que passei e confeccionassem então suas próprias páginas. Eu as rodeei com o mundo do Scrap que eu guardava em casa. E senti uma alegria indescritível ao fazer isso! Foi uma festa para mim! Elas produziram páginas lindas!
Antes de o curso acontecer, fiquei dias pensando numa forma criativa de abranger o maior número possível de técnicas que eu conhecia sem que ficasse enfadonho. Então fiz dois layouts para cada amiga-aluna. Cada página contemplava uma técnica diferente. Daí expus os trabalhos num grande varal que me possibilitava dar a elas uma maior visibilidade dos trabalhos feitos, bem como deixá-las fazer comparações de uma técnica com outra.
No curso, falei dos tipos de materiais, bem como da possibilidade de usar materiais alternativos. Dei sugestões de inspiração – como catalogação de layouts ou das publicações sobre o assunto em revistas especializadas. Também dei dicas de como organizar o material que elas, a partir daquele dia, viessem a adquirir. No final do dia, eu as surpreendi com sorteios divertidos. Elas também levaram para casa, além dos layouts que fiz e dos que elas próprias tinham feito, uma singela lembrancinha. Foi um sucesso!!!
Mas o grande barato para mim foi dividir com pessoas tão especiais e queridas (Carmelita, Valeria, Rosana, Patricia, Maria Clara, Carolina e Maithê) a alegria de poder se entregar a uma arte tão prazerosa como o Scrapbooking! Elas ficaram encantadas e naquela tarde mesmo fizemos encomendas de materiais a uma amiga que viajaria na semana seguinte para uma cidade que tinha loja especializada. Foi fantástico! Aquela tarde gerou novos frutos e passamos a nos encontrar com regularidade nas semanas seguintes para juntas fazermos nossos scraps. Que delícia foi aquele tempo! Jamais vou esquecer aqueles nossos encontros regados a gostosas conversas, muitas risadas em meio a papeis e materiais diversos espalhados pelo ambiente.
Fiquei mais feliz ainda quando outras amigas (Yara, Lourdes, Fafá, Karina Doro, Bebel, Isabel, Liege), que não tinham ido ao curso, também aderiram aos nossos encontros e, assim, o nosso grupo cresceu. Nós nos encontramos todas as semanas por muitos meses depois. Sementinhas da minha paixão pelo Scrapbooking foram plantadas. Infelizmente, o destino desfez nosso grupo um ano depois. Mudamos de país e cada uma foi para um lado. Mas atualmente sei que algumas daquelas minhas amigas inesquecíveis, com as quais mantenho contato, atualmente fazem trabalhos incríveis de Scrapbooking e já estão produzindo em série muitos álbuns de família.
Tem recompensa melhor do que esta?
Obs.: Infelizmente, nem todas as fotos tiradas ficaram com uma boa qualidade. Mesmo assim decidi mostrá-las.

Como gosto de organização, na noite anterior ao evento, tudo já estava absolutamente arrumado, esperando pelas minhas queridas amigas-alunas.

Cada item em seu devido lugar para que eu me orientasse direitinho na hora das explicações. Tudo tinha que estar perfeito, afinal, minhas amigas mereciam uma aula especial.

Improvisei um varal com todos os layouts feitos especialmente para elas, contendo, cada um deles, um tipo de técnica a ser ensinada.

Em cima das mesas, entre outras coisas, expus os materiais de trabalho – como meus diversos álbuns de adesivos. Todos organizados e devidamente com índice de temas.

Também coloquei à disposição das minhas alunas, minha caixinha de sianinhas. Eu as organizava enrolando-as em prendedores. Quando havia muita quantidade, eu usava papeis largos para o suporte.

Hora do recreio…rs! Minha cozinha preparada para receber minhas sete convidadas especiais. Fiz um cardápio de lanchinhos para deixar nosso encontro ainda mais gostoso!

“Sala de aula” vista de outro panorama. Esta foto foi tirada minutos antes de minhas amadas alunas chegarem para a aula.

Cantinho de exposição dos compêndios de diversos layouts para inspiração, das revistas sobre Scrapbooking e também dos meus álbuns de adesivos.

Aqui estavam todas as coisinhas que elas poderiam usar: botões, letrinhas, números, enfeites diversos, aviamentos e furadores. Era a apresentação do paraíso…rs

Caixinha mimosamente forrada que dei de lembrança a cada uma delas, contendo um mini furador e deliciosos bombons. Claro que o cartãozinho não poderia faltar. A lembrancinha era para as alunas, mas quem havia ganhado o presente do dia fui eu!

Minha estimadíssima ‘dear friend’ Valerinha e sua pastinha com a foto que usou para fazer seu primeiro scrap.

Com minha amiga Valéria. Momento da entrega das lembrancinhas. Cada minuto ficou guardado em meu coração.

Paty feliz com a página que fiz especialmente para ela. Tentei fazer tão linda quanto o sorriso dela.

Minha engraçadíssima amiga Carmel. Ela nos fez rir a tarde inteira. Para cada colagem, ela dizia tiradas pra lá de hilárias! Inesquecível! Umas das pessoas mais alto-astral que conheci! Amo-a!

LO (layout) feito para a Valerinha – em tamanho A4 – com papeis e materiais alternativos. Pena que a foto não ficou boa…
Estar com minhas amigas neste dia – fazendo scrap e passando para elas todo o meu amor por esta arte – foi um dos momentos mais marcantes e felizes de minha vida, na minha inesquecível temporada em Oman! Para sempre no meu coração e na minha memória!
by Iva
2 comentários
Que delicia , reunião alegre e produtiva ! Parabéns Iva ! Beijinhos !
Pois é, Eliana, como não ser feliz assim, não é mesmo? Grande abraço e obrigada por prestigiar meu cantinho.