Scrapbooking – O romantismo e a delicadeza dos fru-frus

lendo

Scrapbooking – O romantismo e a delicadeza dos fru-frus

criança linda 22

Quadro lindamente pintado por Donald Zolan.

Há  nesta vida algo que me encanta profundamente: a delicadeza. Ela pode estar presente nas atitudes e no comportamento das pessoas, na forma como dança uma bailarina, na pintura de um quadro, na doce melodia de uma canção, na imagem de uma criança brincando despreocupadamente na areia da praia, no olhar terno e fiel de um animal de estimação, na poesia feita por alguém apaixonado… enfim.

delicadeza

A delicadeza caminha junto com o romantismo. E aqui o conceito de romantismo é mais abrangente do que falar de amor entre homem e mulher (como pensa limitadamente muita gente). No sentido a que me refiro, trata-se de tudo que é idealizado, de tudo que busca um modelo de perfeição. 

Em minha opinião, as pessoas que trabalham com Arte e Artesanato de um modo geral conseguem captar com mais concretude  e sensibilidade a essência do que é delicado, do que é romântico. E isto é fascinante!

Penso que, quando alguém se depara com uma criação feita pelo artista/artesão e com êxtase e admiração se pergunta: “Que lindo! Como consegue fazer isso?”, para mim, é sinal de que  o criador daquela obra atingiu a plenitude da delicadeza, do romantismo.

Você, certamente, já deve ter se deparado com criações fabulosas e encantadoras no campo das Artes – uma música tocante, um quadro divino, um conto mágico, um filme profundo e envolvente. No Artesanato, independente do que se produza, é raro não se impressionar com a beleza das coisas que muitas pessoas são capazes de fazer. Eu sempre me sucumbo ao prazer de apreciar tudo que é belo e feito com as mãos.

Em se tratando de Scrapbooking, não tem como negar: há layouts magníficos! A infinidade das criações é comparada a um céu cheio de estrelas. Impressionante quanta coisa linda é produzida!

Mas eu tenho uma queda acentuada de modo especial pelas páginas delicadas, suaves e cheias de fru-frus mimosos. Aos meus olhos, eles fazem toda a diferença! Consigo perceber,  além do talento e da criatividade, muita ternura em cada detalhe. Em trabalhos assim, vejo um romantismo que não se vê na correria do dia a dia. Com o toque da arte e do coração, certas scrappers confeccionam verdadeiras obras-primas e imortalizam com beleza e suavidade fotos de momentos especiais.

Para exemplificar alguns desses artistas, uma das scrappers que chamou minha atenção foi a Gabrielle Pollaco. Os trabalhos dela são absurdamente graciosos.  Eu babo muito ao apreciá-los. Veja:

RedRidingHood

Design feito por Gabrielle Pollacco

Believe

Design feito por Gabrielle Pollacco

NaturesBeauty

Design feito por Gabrielle Pollacco

Claro que há dezenas de outras scrappers que me encantam! Se eu tivesse que citar todas, extravasaria nesta página. Mas citei a Gabrielle Pollacco apenas para exemplificar.

Não tem como ficar indiferente à suavidade com que as combinações de papel, foto e enfeites são feitas. E tudo parece estar medido dentro de um padrão de harmonia impressionante.

Tem gente que tem esse dom fabuloso – de transmitir para o papel toda a beleza e graciosidade de sua arte. Em minha humilde opinião, o layout de Scrapbooking tem que, por obrigação, ser encantador, homogêneo e mimoso. É possível também ser criativo(a) e ousado(a) na confecção de uma página, mas sem perder a ternura que este saber inigualável requer.

E você, também gosta de coisas delicadas?

by Iva

delicadezas

 

Animation17_Barrinha_Flores2

Envie seu comentário