Scrap – Um mundo de encantadoras possibilidades criativas

scrapbook

Scrap – Um mundo de encantadoras possibilidades criativas

Gente, eu viajo no mundo do Scrap! E cada vez que leio, pesquiso, mais coisas divinas eu encontro! São tantas possibilidades criativas que não dá para me dedicar a todas ao mesmo tempo. Além do Scrap Artesanal, existem o Scrap Digital, o Scrap Híbrido, o Smash Book, o Scrap Decor e por aí vai. Vejo cada coisa linda sendo produzida, ideias compartilhadas, experiências trocadas num mundo frenético de criatividade feito por pessoas que realmente amam o que fazem… E euzinha aqui se apaixonando mais e mais pelo tema.

O Scrap Artesanal, como o próprio nome diz, é o scrap concreto, tradicional, aquele em que você literalmente põe a mão na massa, ou melhor, nos papeis, usa tesouras, estiletes, fitinhas, botões e toda a infinidade de materiais à disposição para poder organizar, decorar e guardar as suas fotos e memórias. Assim, as páginas vão sendo feitas e decoradas artesanalmente, depois vão parar em lindos álbuns. Eu sou suspeita, mas, para mim, é o scrap mais charmoso que existe! A pequena desvantagem é que você vai precisar adquirir materiais e, óbvio, ter um espaço em sua casa para guardá-los. Gente que não gosta muito de computadores ou não tem facilidade com os programas prefere o artesanal. Não é o meu caso: eu amo computadores, porém, em minha opinião, o scrap artesanal é o “o” do “borogodó”. Tudo de bom!

O Scrap Digital normalmente é para aquelas pessoas que tem habilidades com programas de edições de imagens, com templates, com photoshop, que usam mais o computador e preferem deixar  lá as fotos. Outras optam pelo Scrap Digital porque não querem juntar material em casa, por não terem espaço, já que é impossível fazer Scrap Artesanal sem ter aquela infinidade de coisinhas.  Eu particularmente não levo o menor jeito, embora ame o mundo digital. Mas aprecio os layouts que as pessoas montam. Tem cada um lindo de viver! Para quem não tem certeza da sua real habilidade, começar pelo Scrap Digital pode ser mais aconselhável.

O Scrap Híbrido é uma mistura do Digital com o Artesanal. Explicando de maneira simples: você adquire kits digitais, imprime-os e depois complementa com o scrap artesanal, fazendo suas colagens e dando assim o seu toque final. É maravilhoso também, especialmente para aquelas pessoas que dominam os programas e tem habilidades manuais.

O Smash Book usa a mesma técnica de colagem que o Scrap artesanal, mas é algo mais prático. Lembra aquelas agendas decoradas, estilo diário, que as adolescentes no final dos anos 80 e começo dos anos 90 (minha época) faziam. Num caderno específico e texturizado, você cola palavras recortadas, pedaços de poesia, letras de música, ingressos de cinema, imagens diversas,  enfim, uma infinidade de elementos que você julgar relevantes para dizer o que quiser. É permitida a inserção de textos diversos que sejam importantes para o que se quer mostrar. A estrela do trabalho não é a necessariamente a fotografia mas sim a forma com a qual você usa os materiais para destacar o tema escolhido. Interessantíssimo!

O Scrap Decor é um outro ramo fascinante! Usam-se os materiais típicos do Scrapbooking (ou seja, livres de ácido)  para decorar paineis, porta-lápis, caixas de MDF, agendas, livros encadernados, quadros, etc.  É também usado nas confecções de materiais de decoração de festas, de lembrancinhas de nascimento, casamento, batizado, aniversário, entre outros.  O Scrap Decor também pode ser usado na decoração de ambientes e residências. Neste aspecto, eu considero que o Scrapbooking extrapola seus limites e abrange outros universos de forma fabulosa!

E você, se identifica com qual destas áreas?

ÃNGULO.... ÓTIMA PARA O SITE

by Iva

Animation17_Barrinha_Flores2

Envie seu comentário