Homens também fazem Scrapbooking!

homem tb faz scrap

Homens também fazem Scrapbooking!

O Scrapbooking por ser uma arte cheia de recortes mimosos, cores, fitas e lacinhos pode remeter à falsa ideia de que é coisa exclusivamente feminina. Engana-se redondamente quem pensa assim. Homem TAMBÉM faz Scrap! E faz bem feito! Quer ver?

Então, leia o blog do Carlos José, um designer que fala com muita propriedade sobre como ser criativo a partir da confecção do Scrapbooking digital. E ele defende a ideia de que os homens poderiam fazer scrap, apesar de as mulheres serem maioria nesta arte, porque exercita a criatividade. Achou pouco?

Ah, então, você precisa conhecer os trabalhos do Ricardo Muraca. Ele faz de tudo no mundo do artesanato, inclusive Scrapbooking! E os trabalhos dele são de um capricho incrível! Gostou?

Tem mais: veja que lindas páginas faz o Rommel Okuma! O cara é o talento em pessoa e seu estilo colorido forte e dinâmico é encantador!

E o que dizer a respeito dos layouts feitos pelo Hélvio Mendonça? Ele é talentosíssimo e faz coisas lindas, entre elas, o scrap, claro!

No entanto, se até aqui você ainda não se convenceu do quanto a rapaziada é capaz nesse nosso mundo de tesoura e papel, veja os trabalhos do Betto Cesare. Ele tem um talento nato, o blog dele é show – cheio de informações valiosas -, sem falar que ele ainda faz parte do seleto grupo de profissionais do mega evento Scrap Extravagance.

Quer ainda mais? Então conheça o homem que é referência em Scrapbooking no Brasil, Vlady. Ele faz coisas belíssimas e deixa muita moça PhD em Scrap no chinelo.

Agora para não restar nenhuma dúvida sobre o talento dos rapazes, veja esta reportagem do Jornal MGTV – de Minas Gerais –  sobre o Sr. Walter Santos que, não somente entende a arte e sua importância como também faz belos álbuns de Scrapbooking inteiramente por hobby. Clique na imagem para ver o vídeo:

homem tb faz scrap

Isto mostra que a habilidade e a criatividade artística no Scrapbooking não é determinada pelo gênero. Os homens são capazes sim de criar coisas incríveis neste universo em que muitos julgam erroneamente ser só das mulheres. E isto é fabuloso porque quanto mais diversificada a arte, mais rica ela se torna! Acreditem, alguns dos homens talentosos mostrados nos links acima extrapolam nas habilidades: além de Scrapbooking, fazem também outras modalidades de artesanato, como pintura, escultura, ScrapDecor, Patwork, entre outros. Vale a pena dedicar um tempo clicando nos nomes deles para conhecer os trabalhos de cada um!

Recentemente meu sobrinho – Lucas Soraggi –  apaixonado por futebol e trilha de moto – fez um belo álbum de scrap para a namorada Paula. E ele nunca tinha tentado antes, foi movido apenas pela criatividade e pela vontade de fazer uma surpresa legal para a amada, reunindo fotos e coisinhas da história dos dois. Achei uma graça aquele homenzarrão, exalando virilidade, empolgado com o álbum que fez – cheio de cartinhas e coisas fofas, junto às fotos para presentear com sua arte a namorada.

dando de presente pra namorada

scrap do Lucasscrap do Lucas2scrap do Lucas 4scrap do Lucas 3

Além de desmistificar a teoria de que Scrap é só para mulheres, também quero motivar você, homem, que tem curiosidade com o tema, mas ainda não se arriscou a fazer. Que tal começar? 

Além das fotos de família, uma possibilidade super bacana é reunir as fotos de algum hobby que você cultive. O universo masculino é cheio de possibilidades: há tantos passatempos fascinantes! Certamente os homens, de um modo geral, documentam tudo com fotografias. Já pensou tudo isso reunido em lindos álbuns temáticos? Há muitas atividades masculinas (quero ressaltar que não são atividades exclusivamente masculinas, mas na essência feitas mais por homens) que possibilitariam decorações encantadoras para os álbuns. Há homens que gostam de futebol, outros de motos, de carros, de avião, há os que são apaixonados por esportes radicais ou corridas de Fórmula 1, há os que gostam de cavalos, de barcos, de caça e de pesca. Há também os que são viciados em videogames ou em jogos diversos como baralho, xadrez, sinuca… Tudo regado a quase sempre por cerveja ou, para os mais requintados, vinho. Vejam quanta possibilidade de álbuns temáticos! Basta escolher a sua praia e decorar suas fotos de acordo com a temática de seu hobby.

Outra alternativa é decorar o álbum de acordo com a profissão que exerce. Não importa se você é advogado, poeta, garçom, médico, engenheiro, escultor ou motorista. Tudo dá temas apaixonantes de decoração! Huuumm…! Eu viajo nas ideias! Acho todas grandes chances de incríveis layouts, mini ou grandes álbuns.

Mais uma possibilidade inspiradora: há muitos homens que gostam de colecionar coisas, como: selos, bonés, relógios, moedas, camisas de time de futebol, chaveiros, isqueiros, medalhas, latinhas de bebida, figurinhas de álbuns temáticos, bolinhas de gude, antiguidades, dinheiro nacional ou estrangeiro, canhotos de ingressos, cartões telefônicos, miniaturas de carros, de bicicletas, de instrumentos musicais, etc… Imaginem então que linda seria a decoração do seu álbum de fotografias com a temática da sua coleção preferida. Vixe! Minha intensa e constante empolgação pelo Scrap atiça meu cérebro altamente pensante: é ideia que não acaba mais!

E aí, galera de cueca e bigode, inspirados para começar?

by Iva

FRASE LEGAL

 Animation17_Barrinha_Flores2

 

 

 

Envie seu comentário