Materiais necessários para começar a fazer Scrapbooking:

meterias

Materiais necessários para começar a fazer Scrapbooking:

FOTOGRAFIAS

Escolha das fotos

Antes de pegar as ferramentas básicas, as estrelas do trabalho – as fotografias – devem vir em primeiro lugar, claro, afinal você fará uma página de scrap inspirada pelas fotos que escolheu e pelo o que representam para você aqueles momentos registrados. É a foto (ou as fotos) que lhe norteará (ão) a escolher a cor do papel e o formato que dará ao seu layout. Então, se a foto é de criança, por exemplo, você certamente escolherá designs do universo infantil, bem como as cores e os ornamentos próprios para tal.

Depois de feita a escolha das fotos, veja se elas foram bem tiradas ou se precisam de algum recorte especial.

Base de Corte

BASE DE CORTE

A base de corte é essencial para cortar o papel nos tamanhos desejados, além de evitar que o manuseio do estilete na hora de cortar o papel danifique a mesa. Quem faz em larga escala, ou faz muito scrap, pode usar a guilhotina, mas mesmo assim, para alguns detalhes, é necessária a base de corte. Ela é encontrada em 3 tamanhos: A4, A3 e A2.

A base tamanho A4 não é muito utilizada no scrap, por ser uma base pequena, o que dificulta um pouco o trabalho com o papel de scrap (30,5 cm x 30,5 cm). A base A3 é a mais utilizada, tem tamanho 300 x 450 mm, e é ideal para quem não tem  muito espaço para o trabalho e, ao mesmo tempo, quer precisão no corte do papel. A terceira base, a A2, é a maior (600 x 430 mm), é muito usada em pathwork também. Ela é bem prática, mas ocupa mais espaço.

A base de corte é necessária para fazer cortes precisos, pois ela é toda quadriculada em centímetros (e em polegadas) para facilitar a medição.

Depois que você começar a fazer scrap, constatará que a base de corte é um item indispensável!

Estilete

ESTILETE

 

O estilete é um dos instrumentos primordiais de trabalho. Qualquer estilete pode ser usado, desde que ele tenha um corte preciso, tenha trava de segurança e seja confortável na hora de manuseá-lo.

Há também aqueles jogos de estiletes de precisão, com vários modelos diferentes, que proporcionam diversos tipos de cortes, permitindo até “desenhar” recortando bordas bem elaboradas, com curvas  (como flores, borboletas).

Se você está começando, pode utilizar sem problemas um estilete simples e, com o tempo, adquira um estilete mais elaborado, ou um kit de estiletes de precisão.

Guilhotina

guilhotina

Se você está começando agora no Scrapbooking, a Guilhotina não chega a ser uma ferramenta indispensável. O estilete vai fazer tudo o que ela faz e é mais prático, por ser pequeno e fácil de transportar. Mas com o passar do tempo, você talvez sinta a necessidade de adquirir esta ferramenta, uma vez que a guilhotina é rápida, altamente precisa ao cortar e proporciona mais agilidade. Para quem se sente inseguro com estiletes, a guilhotina realmente é necessária, ajuda a cometer menos erros. E, dependendo do tamanho, ela cortará papéis maiores.

Antes de qualquer aquisição, faça pesquisas, pois há grande variedade de preços, marcas, funcionalidade e tipos.

 

Régua Metálica

 RÉGUA DE METAL

Ao usar o estilete, a régua metálica se torna fundamental. E tudo fica melhor se ela for de qualidade. As réguas plásticas são danificadas facilmente pela a lâmina do estilete, o que favorece cortes tortos no papel. A régua metálica não sofre desgaste como a régua plástica, porque o estilete não tira lascas do metal. Ganha-se em precisão e em durabilidade.

É importante ressaltar que o material da régua deve ser de aço, e não de alumínio que, assim como o plástico, também se danifica com o passar da lâmina do estilete. Outra dica: a régua deve ser de 30 cm ou mais, para facilitar o trabalho.

Cola

COLA

 

A cola para os trabalhos de scrapbooking deve ser essencialmente livre de ácido! Para um trabalho duradouro e de qualidade, não use cola comum. O ácido causa, com o passar do tempo, aquele aspecto amarelado e feio nas fotografias. O custo para adquiri-la é um pouco mais alto que o custo das colas comuns, mas o investimento é compensador e aconselhável.

Evite usar com abundância. Bastam finas camadas, a fim de que seus trabalhos não fiquem “melados” e sobre cola pelos lados. O papel absorve com facilidade, por isso é desnecessário usar em excesso. Ao passar a camada de cola, apenas espalhe-a bem pelas bordas do papel que vai ser colado e cole-o no lugar certo. Cuidado! A cola tem secagem rápida e não permite que você faça novas colagens com o mesmo papel sem que isto cause estragos.

Fitas Dupla Face

fita-dupla-face-papel

fita banana

As fitas dupla face são encontradas em dois tipos: a dupla face normal, e a dupla face espumada. A dupla face, simples ou normal, é utilizada para colar detalhes mais finos (como fitas, tiras de papel), fotos, entre outros. Já com a dupla face espumada (também conhecida como fita banana), é possível dar relevo a detalhes do projeto de scrap.

Observação: A fita dupla face espumada deve ser cortada, preferencialmente, com o estilete. A cola da fita junto com a espuma gruda na tesoura e compromete o corte do papel.

Tesoura

tesoura

DSC05111 (2)

A tesoura escolhida para o scrap deve ser de tamanho médio e deve ser de ponta, para proporcionar cortes precisos em detalhes pequenos.

Há tesouras específicas para scrap, excelentes por sinal. A diferença, claro, é o preço, que costuma ser de 4 a 5 vezes maior que o preço de tesouras comuns.

Há ainda tesouras decoradas que são excelentes para dar um toque diferenciado ao corte do papel. Vale a pena ter alguns modelos.

Observação: A tesoura escolhida, seja uma simples ou específica para scrap, use-a somente em papel, e tenha outra tesoura mais comum para cortar outros materiais.

Canetas

canetas

A caneta é um item importante, afinal, com ela você escreverá seus pedacinhos de sentimentos, informações, datas e o que mais achar importante para tornar sua página bonita e informativa. Há diversas marcas, tipos e cores especializadas para o Scrapbooking.  Há as de ponta fina e ponta grossa, conforme sua necessidade.

Eu gosto de usar aquelas de uso permanente (como as que são feitas para escrever em Cd, por exemplo), porque podem ser escritas no papel de fotografia sem causar danos ou borrões.

Ao comprar, paute pela qualidade. Uma boa caneta tem durabilidade e vai lhe acompanhar por muitos e muitos projetos.

Aplicador de Ilhoses

IMG_5349

IMG_5353

É uma ferramenta interessante que pode ser adquirida depois que você já estiver um pouco mais experiente nas confecções de páginas de scrap. Dá um efeito bonito, elegante e caprichado nos trabalhos, mas para quem está no começo ou está fazendo scrapbooking para testar, aconselho que não o adquira de imediato.

Ilhoses e Bailarinas

ilhos

300-ilhoses-circulos-coloridos_MLB-O-3071634843_082012

bailarina

São acessórios lindos que fazem toda a diferença no trabalho de scrap. Para o ilhós, é necessário o aplicador (vide texto acima), mas para as bailarinas, ou as “tachinhas”, você pode fazer um furo no papel com a ponta do estilete para a aplicação ou usando mais apropriadamente o agulhão.

Atualmente no mercado, há vários tamanhos e cores de ilhós. Já as bailarinas… Hummm! Estas são ainda mais graciosas em seus formatos, cores, tamanhos e designs! As lojas especializadas em material para Scrap estão sempre inovando e oferecem tipos lindos e encantadores! Os trabalhos ficam divinos!

 Papeis

IMG_5374

IMG_5373

Escolher os papéis é a parte mais divertida de fazer Scrap!  A infinidade de cores, estampas e texturas é enorme e enlouquece qualquer scrapper! O ideal é que, ao escolher, tenha sempre em mente a composição de 3 folhas, no mínimo, combinando um liso, um estampado e um listrado ou de bolinha. Com a experiência, você vai fazendo novas combinações e novos estilos. Apaixonar-se pela diversidade encantadora dos milhares de tipos de papeis é inevitável!

No Brasil, eles são vendidos separadamente (de forma avulsa), mas no exterior é possível comprar blocos inteiros com muitas folhas de uma vez e todas combinando entre si. Aqui há kits já prontos (com uma quantidade de folhas razoável, mas não em abundância), o que facilita muito para quem tem dúvida em como combinar as cores e os estilos.

Furadores ou Cortadores

DSC05012

DSC05015

DSC05025

DSC05049

O furador ou cortador, sem dúvida, dá um toque muito especial aos trabalhos e faz toda a diferença. Outra vantagem é que, com o furador, você pode fazer detalhes em qualquer retalho de papel que sobra. É muito mais bacana que adesivo, que é usado uma única vez, e com o furador, você pode trabalhar em infinitos projetos diferentes.

 Carimbos e Carimbeiras

DSC05081

Com carimbos e carimbeiras, é possível customizar muito mais o seu trabalho, pois você pode trabalhar com detalhes, fazer estampas. Com uma esponja molhada na carimbeira, podem-se fazer sombreados nas bordas dos papéis, dando um toque especial ao trabalho. O efeito é maravilhoso!

Figurinhas, adesivos ou stickers

IMG_5317

IMG_5323

IMG_5319

As figurinhas dão um toque muito bonito no acabamento do trabalho. Dependendo da escolha do adesivo, ele fará toda a diferença no layout da página. Mas escolha apenas aqueles stickers específicos para scrapbooking, porque, além de serem livres de ácido, são sofisticados e mimosos. Os fabricantes estão cada vez mais inovando e diversificando seus produtos. Há adesivos para todos os tipos de temas e eles tornam o projeto muito caprichado e interessante.

Você pode usar também botões, sianinhas, fitas, e diversos materiais alternativos que achar necessário para embelezar seus trabalhos.

E aí, sentiu aquela vontade irresistível de começar a fazer scrap? Então, mãos à obra!

by Iva

FOFINHO22

 

Animation17_Barrinha_Flores2

14 comentários

  1. Postado por Cecilia, em Responder

    Olá, tudo bem?
    Adorei as informações colocadas aqui, maravilhoso para uma curiosa como eu! Pensei em iniciar a fazer o Scrap mais por conta dos filhos, quero registrar a vida deles de uma forma especial para que eles guardem para vida toda! Obrigada pelas dicas,

    Um abraço,
    Cecilia.

    • Postado por admin, em Responder

      Oi, Cecília!

      Que prazer recebê-la em meu cantinho! Há diversas informações e dicas. Espero que todas lhe sejam úteis nesse novo começo! Algo me diz que você vai se apaixonar pelo Scrapboking! Bem-vinda ao clube!

      Beijinhos,

  2. Postado por Suzana, em Responder

    Adorei as informações, não conhecia nada sobre o assunto. Estou pesquisando para a festa de 15 anos de minha sobrinha e gostaria de fazer os convites e as lembrancinhas, achei muito interessante.

    • Postado por admin, em Responder

      Cara Suzana, prepare-se para se apaixonar! É um mundo lindo, prazeroso e delicado! Quem começa a fazer scrapbooking não para mais! Bem-vinda ao clube!

  3. Postado por joice, em Responder

    Oi gostaria de saber os nomes do papéis

    • Postado por admin, em Responder

      Oi, Joice! Tudo bem?
      Há vários de tipos de papeis de Scrapbooking: Papel Scrap Básico, Papel Scrap Cadstock, Papel Scrap Dupla face, Papel Scrap Estilizada, Papel Scrap Kit, Papel Scrap Puro Glitter. O ideal que você vá a uma loja especializada e veja os tipos que mais combinam com o projeto que deseja fazer ou que atendam melhor às suas necessidades.
      Abraços!

  4. Postado por Joyce, em Responder

    Perfeito! Tirou muitas dúvidas minhas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    • Postado por admin, em Responder

      Que bom! Fico feliz que tenha gostado desse espaço, Joyce!

  5. Postado por erica, em Responder

    que material se usa para fazer a capa???

    • Postado por admin, em Responder

      Erica,

      Tudo bem?
      Normalmente os álbuns de Scrap já vem com as capas prontas. Mas eu particularmente gosto de dar meu toque pessoal.
      Eu cubro os álbuns com as mesmas folhas de scrap e os enfeites típicos para aquele tema específico, depois eu o encapo com plástico transparente (de mesa – o mais grosso). Fica show!

  6. Postado por Maria Dalgiza Cabral, em Responder

    Amei as suas dicas, estou querendo entrar neste mundo, você me indicaria lojas no Rio de janeiro para adquirir produtos, pois só conheço a Caçula que agora pegou fogo.Agradeço imensamente a sua colaboração.

    • Postado por admin, em Responder

      Oi, Giza!

      Bem-vinda, querida, ao meu cantinho e ao delicioso e mágico mundo do Scrapbooking!
      Prepare-se para ser muito feliz! Essa arte é simplesmente prazerosa e terapêutica!
      Infelizmente, não conheço o Rio de Janeiro o suficiente para lhe indicar lojas de Scrap. Só conheço o Rio como turista. Mas certamente se você procurar pela Net vai achar lugares legais, tenho certeza.

      Abraços.

  7. Postado por Paty, em Responder

    Bom dia

    Gostaria de ver alguns trabalhos seus! Poderia postar umas fotos para ter uma noção de como fica seus scrap?

    Abraço ♥

    • Postado por admin, em Responder

      Olá, Paty!

      Bem vinda ao meu cantinho!
      No próprio site, no link TRABALHOS, há diversas fotos! Confira e aprecie-as sem moderação…rs

      Abraços!

      Iva

Envie seu comentário