Journaling – a arte de escrever nas páginas de Scrap o que nos emociona

IMG_5695

Journaling – a arte de escrever nas páginas de Scrap o que nos emociona

IMG_5699

Aqui optei por colocar a música que marcou o início do meu relacionamento com meu marido – “Smoke Gets in your eyes”.

O Journaling é tudo o que você escreve em sua página de Scrapbooking – títulos, cabeçalhos, poesias, músicas, histórias, informações. São complementos textuais para indicar emoções e dados relevantes a respeito do momento em que a foto foi tirada, das pessoas, do lugar, enfim, de tudo que é importante naquela página.

Para um álbum de memórias, por exemplo, o Journaling tem papel fundamental. Afinal, depois de alguns anos, aquele amontoado de fotografias, ainda que em páginas bem decoradas, pode perder o significado se não houver referências sobre aquele momento registrado. Sem dizeres explicativos, as pessoas apreciarão seu trabalho, mas deixarão de conhecer mais sobre você e a história de suas fotos.

Considerando que o Scrapbooking é uma arte que passa de geração para geração, o mais encantador do Journaling é saber que ele é uma ponte entre você e os seus futuros descendentes, já que eles conhecerão – apenas folheando suas páginas – não somente sua arte, mas seus sentimentos, suas ideias, suas crenças e sua história, quando você não estiver mais aqui.

DSC00024

Cristais

Como professora de Língua Portuguesa (que ama poesia, música, textos bem escritos, mensagens tocantes, etc) e Scrapper mega apaixonada, o Journaling, para mim, é a cereja do bolo, é o toque mais que pessoal – ele dá todo o charme e personifica ainda mais os layouts.

100_1061

Muitas pessoas não se sentem confortáveis em fazer journaling porque se mostram inseguras com relação à própria letra. Outras, porque não sabem exatamente o que escrever. Então vão aqui algumas dicas preciosas para você se aventurar prazerosamente por este universo:

* O Scrapbooking é, antes de tudo, liberdade. Seja livre quando fizer sua página, ouse. Reveja com atenção as fotos de seu layout, inspire-se naquele momento congelado no tempo, redescubra as emoções que sentiu, aborde os sentimentos que as fotografias lhe despertam. Escreva com paixão tudo que vier à mente, sem medo de ser feliz, sem medo de errar. Aprofunde-se em suas emoções e transforme em palavras seus sentimentos e suas mais gostosas recordações.

* Para não errar na hora de escrever seu texto no espaço para ele reservado na página, escreva-o antes em um rascunho. Tenha noção exata do tamanho da letra, dos espaçamentos ao final da linha. Respeite as margens, caso esteja escrevendo à mão livre. Visualmente falando, é bom que tudo esteja harmonioso, inclusive o texto escrito. Margens tortas dão um ar de desleixo, de descuido. E você não vai pecar logo neste quesito, né?

* Não se preocupe se você não tem uma letra de calígrafo. Isto não é o mais importante. O essencial é que ela seja legível. A letra feita à mão dá muito mais autenticidade às páginas. Escrevendo de forma que todos possam entender é obviamente o ideal. Penso que a letra da gente é a nossa marca, por isso, ao escrever seus textos à mão livre, sua página terá um valor sentimental muito maior. Seus descendentes reconhecerão sua letra e o layout será infinitamente mais especial.

* Mas se, ainda assim, você realmente optar por não usar sua própria letra e preferir usar fontes diferentes, há sites que fornecem gratuitamente letras lindas. Uma dica entre tantos sites interessantes: acesse www.kevinandamanda.com . Clique em Free Fonts. Você certamente vai encontrar uma letra apaixonante para fazer seu journaling. Daí é só fazer o download. Você terá uma letra pra chamar de sua…hehehe!

* Você pode também imprimir as fontes que há normalmente em seu computador. Simples assim. Ou ainda recortar palavras soltas de jornais e revistas. Neste caso, guarde-as organizadamente e, quando necessário, abuse deste artifício para falar de suas emoções.

* Outra possibilidade é usar outros elementos, como: bilhetinhos escritos pelas crianças, por amigos ou namorados, tickets de viagens, convites, cartões, postais, anotações, receitas de família, pedacinhos de sua poesia preferida, letras de músicas que lhe tocam, enfim, tudo que for texto relevante para deixar ainda mais encantadora a sua página e transmitir aos outros o seu universo.

* E, usando qualquer material acima sugerido, cujo papel não seja livre de ácido, tenha sempre o cuidado de proteger suas fotos para que não sofram o efeito indesejado do amarelamento: cole o texto antes no papel adequado, usando, claro, a cola adequada também, para somente depois colá-los em sua página. Assim, vc estará livre para usar todas as possibilidades que quiser, sem comprometer suas fotos, protegendo seu trabalho de qualquer ação do tempo que possa danificá-lo.

E agora, animou para esta deliciosa tarefa?

by Iva

bilhetinhos

Animation17_Barrinha_Flores2

 

Envie seu comentário