Há diferença entre foto, fotografia e retrato?

Logo Camera fotografica 1

Há diferença entre foto, fotografia e retrato?

como tirar fotos legais

Neste meu cantinho, eu falo muito sobre a minha paixão pelo Scrapbooking e, consequentemente, sobre fotografias. Em todos os post já feitos até então, usei as palavras – foto, fotografia e retrato – como sinônimas, apenas como um recurso linguístico para não tornar as palavras repetitivas, uma vez que o assunto é muito recorrente em meus textos.

No entanto, devo deixar claro que há um sutil diferença entre elas:

Foto e fotografia são palavras sinônimas e se referem à técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixadas em uma superfície sensível à luz. Gramaticalmente, foto é a redução da palavra fotografia.

Retratos são fotografias que mostram ao menos um indivíduo, com o rosto em destaque (ou parte dele). Desta forma, por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documentos pode ser classificada como retrato. Se, na imagem, houver pessoas, mas de costas, sem que seus rostos apareçam, então deixa de ser considerada retrato. O mesmo se aplica a fotos em que aparecem partes do corpo humano, sem a visualização do rosto (ou parte dele). Se houver na imagem o rosto de animais, formalmente, não é retrato, pois o conceito só se aplica à imagem de rostos humanos. A mesma regra vale para fotografias em que há estátuas de seres humanos, incluindo rosto. Se o rosto não é humano, então a imagem não é um retrato.

E você, gosta mais de tirar fotos ou retratos?

by Iva

fotografia23

Animation17_Barrinha_Flores2

2 comentários

  1. Postado por José Arruda Escorel, em Responder

    Vocês dizem que foto e fotografia são palavras sinônimas, isto é significam a mesma coisa.
    Logo abaixo vocês dizem que retratos são fotografias. Aliás todas são sinônimas?

    • Postado por admin, em Responder

      José,

      Não há pluralidade. No caso, quem escreveu o artigo fui eu mesma, a Iva.
      Foto é uma redução da palavra fotografia. Retrato é a fotografia de rostos. Simples assim.
      Mas quando se escreve sobre o assunto, usa-se de uma ou de outra para evitar a repetição de uma mesma palavra, sabendo que há sim essas distinções.

Envie seu comentário