Detalhes são coisas muito grandes pra esquecer…

detalhes3

Detalhes são coisas muito grandes pra esquecer…

lindo

O detalhe é que faz a diferença.

 

De acordo com o Roberto Carlos, “detalhes pequenos (…) são coisas muito grandes para esquecer”. Embora seja redundante e contraditória, acho fantástica essa frase! Santo Deus, como não prestar atenção nos detalhes?! O tempo, as pessoas, a natureza, o universo, enfim, a vida como um todo é feita de minúcias.

Eu faço parte do time de pessoas que prestam atenção nos detalhes. A-do-ro! Observo tudo! Aprecio nos pormenores tudo o que me cerca – o miolo de uma flor, os desenhos nas asas das borboletas, as letras das músicas, uma noite estrelada, o funcionamento do corpo humano. Acho tudo fabuloso e muito, muito fascinante! Costumo prestar atenção em coisas que passam normalmente despercebidas pelos outros.

Na vida prática, também observo o cotidiano das cidades, o fervor dos carros nas ruas, as pessoas passando apressadas. Quando não estou dirigindo, sendo apenas passageira, gosto de olhar nas particularidades das estradas que passam correndo pela janela. Não perco nada de vista – mesmo os detalhes indesejados como prédios pichados ou o crescente lixo nas calçadas. Como em tudo na vida há um lado bom e ruim, alguns detalhes existem para ser apreciados; outros, lamentados.

Adoro admirar uma mesa bem posta, decorada com carinho para recepcionar gente especial, babo no capricho com que certas pessoas recebem seus amigos. Também admiro (sem qualquer teor de julgamento) a forma como são decoradas as casas, os ambientes, as festas. Invariavelmente está ali registrada a personalidade dos proprietários.

7

Também gosto de observar atentamente como as pessoas se vestem, se cuidam, se comunicam, se comportam. Os detalhes para mim falam muito de tudo e de todos.

No dia a dia, observo como as empresas prestam seus serviços. E sempre elejo aquelas que cuidam dos detalhes para oferecer um serviço de qualidade e assim, de fato, agradar os clientes. Eu reparo na atenção, no acabamento, no toque diferente, nas particularidades.

Acho que eu daria uma ótima fonte de estudos para os psicólogos de plantão.  Quando criança, ao passar as férias no sítio do meu avô, eu me pegava “estudando” por horas a fio a vida das galinhas. Gostava de observá-las atentamente enquanto lhes jogava grãos de milho, o mundo das “cocós” era fascinante aos meus olhos!

Ainda menina, certa vez, intrigada com a forma como a imagem da TV se formava, eu colei a cara no aparelho para ver os pixels dando origem à cena em seus mínimos detalhes. Como tudo aquilo me intrigava! Pontinhos ligados a pontinhos, formando a figura. Era a magia holística das partes compondo o todo.

Apesar de não entender bulhufas, quando levanto o capô do carro, observo com atenção o motor e fico maravilhada com as conexões dos detalhes que fazem o automóvel andar! É… assumo: sou meio maluquete! Hahaha!

Agora se tem realmente algo que me fascina no mundo dos detalhes são as maquetes. Eu contemplo com deslumbramento os mascotinhos de aviões, fábricas, cidades, prédios, construções, fazendas. As pessoas que constroem estas miniaturas tem que ser detalhistas em nível mega plus avançado, tem que ser pós-graduadas em minúcias. Um must!

IMG_9858

Maquete do Condomínio The Wave, onde eu morava em Muscat – Oman. As casinhas rodeadas de mini árvores deram um toque lindo ao projeto. Tudo foi tão caprichado que era possível visualizar até as lixeiras.

E, como não posso deixar de mencionar, os detalhes nos trabalhos artesanais, em especial, o Scrapbooking fazem toda a diferença!

Alguém aí já viu um Layout de Scrap sem detalhes? Impossível, né! A beleza do Scrapbooking está na riqueza dos detalhes, no capricho com que são colocados no papel e na harmonia de suas combinações com as cores e com as fotos.

Enfeites 3

Nesta página, os detalhes em miniatura do violino e do bonequinho é que deram um “tchan” ao meu projeto.

 

Agora vou mostrar – em detalhes – os detalhes dos meus trabalhos (hehehe!).

Veja, por exemplo, esta página:

IMG_5622

Layout que fiz em homenagem aos meus tios – que sempre gostaram de morar na roça.

Este meu Layout foi em homenagem aos meus tios – que gostam de fazenda. Eu o confeccionei de forma rústica, usando palitos para lembrar as cercas do sítio no qual eu passava as minhas férias de infância. E, claro, não podia faltar o detalhe dos mosquitinhos. Afinal, roça sem pernilongo não é roça!

 IMG_5631

Tá certo que meu “pernilongo” tá mais com cara de mosca, mas… quem vai reparar neste detalhe, né? Nestas horas eu conto com o fato de que os detalhistas são minoria… hahaha!

Mas voltando aos pormenores da minha página roceira, veja o tapetinho do lado superior direito. Ele remete à toalha de mesa xadrez que eu sempre via na casa dos meus tios sobre a qual minha tia servia deliciosos bolinhos de chuva em tardes preguiçosas… Ah, que tempo bom!

Outro exemplo:

IMG_5637

Neste projeto, eu quis homenagear muitas pessoas da minha família. Como era muita gente, resolvi cortar muitas fotos (de tamanho reduzido) em hexágono para, com elas, formar uma colmeia. O detalhe mais interessante do meu trabalho foi cortar o papel laranja em forma de mel derramado e colá-lo na borda do papel, transmitindo assim a ideia de doçura que os meus familiares tem para mim.

Agora vejam esta:

Eu fiz uma página especialmente para a minha cunhada, que é minha dentista, por sinal uma excelente profissional!  Como os profissionais de Odontologia também precisam ser minuciosos no que fazem, eu não poderia deixar de colocar no meu Layout alguns detalhes mais que charmosos, para combinar com a profissão dela e com o meu estilo.

 IMG_5662

Eu mesma desenhei e recortei um grande dente para ser a base das fotos.  Neste LO (abreviatura de layout), usei um papel verde liso de fundo, contrastando com outro cinza levemente decorado. Em cima de ambos, coloquei o meu “dentão” branco para receber as fotos. Nas laterais, abusei dos detalhes temáticos: instrumentinhos dos dentistas, como pinças e espelho, junto a um dentinho super simpático (imagem que tirei da minha amiga Internet). Também coloquei miniaturas de dentes careados, escova e pasta dental.

IMG_5646

 

IMG_5647

IMG_5648

IMG_5659

Modéstia à parte, o grande barato deste meu projeto é que brinquei com o apelido dela – Tê (de Teresa). Fiz um jogo de palavras com a frase “Te adoro”. Além de minha dentista, ela é uma amigona!  Ela cuida dos meus dentes e do meu coração, quando ele está borocoxô. Não seria para menos minha homenagem a esta grande pessoa e os detalhes, claro, me ajudaram nesta gostosa missão.

Para finalizar, nada mais lindo que esta bela mensagem:

lindo- detalhes

E você, quão grande é a importância que dá aos detalhes?

by Iva

Animation17_Barrinha_Flores2

Envie seu comentário