Como organizar os retalhos de papel

IMG_5548

Como organizar os retalhos de papel

Quem faz Scrap sabe: produzimos muitos retalhos de papel. Inevitável! Após um dia de produção, há restos de papel por todos os lados. O problema se intensifica à medida que vamos fazendo projetos e mais projetos.  O acúmulo de papel picado vai virando uma bola de neve (ou melhor, de papel!). O que fazer?

Bem, a primeira coisa que se deve ter em mente é o reaproveitamento constante do material que você descartou dos trabalhos feitos. O seu bolso e o planeta agradecem!

Os retalhos são imprescindíveis, ainda que lhe pareçam pequenos demais. Sempre é possível aproveitar por menor que seja o pedacinho. Dá para fazer minúsculas florzinhas, estrelas, luas, patinhas de animal, lacinhos, enfim, figuras que possam enfeitar futuros Layouts, mesmo que você não tenha ideia de como ou quando vai usá-los. Os furadores podem entrar como ótimas ferramentas de auxílio. No caso, usam-se, por exemplo, furadores de coração, flores, estrelas, casinhas ou o formato que você tiver. Depois é só guardar as figuras que foram cortadas para um futuro trabalho.

Há ainda outra dica: guardar os retalhos de forma organizada para o reaproveitamento em projetos futuros. E como fazer isso? Bem, não sou especialista em organização (quero um dia chegar lá), mas usei de praticidade para criar um espaço especialmente para as minhas sobras. Eu adquiri aquelas grandes e resistentes caixas plásticas para utilidades diversas vendidas em lojas de produtos para o lar. Eu tinha em meus guardados duas pastas sanfonadas largas que já não tinham utilidade para mim. Então tive a ideia de usar as partes sanfonadas delas e coloquei-as dentro das caixas. Fiz, portanto, uma divisória fantástica para meus retalhos. Ficou tão bom que produzi duas unidades. Uma grande caixa para os retalhos de papeis lisos e outra para os retalhos de papeis estampados. Como sou apaixonada por organização, coloquei meus retalhos separados por tonalidades de cores. Ficou prático, organizado e legal o cantinho que separei para meus restos preciosos.

Vejam:

DSC00431

Caixas plásticas muito práticas. A cor branca facilita a visualização do conteúdo no interior.

 

DSC00432

Dentro das divisórias, eu coloquei – por ordem de cores – meus papeis lisos.

DSC00433

Aqui eu coloquei também de forma organizada os meus retalhos estampados.

Então, quando preciso (e preciso sempre), basta consultar meus arquivos de retalhos. Sempre acho um pedaço de papel que combina com a cor com a qual estou trabalhando naquele momento. Como está tudo separado por tons, fica fácil e prático. Quando um dia de produção chega ao fim, eu só tenho o trabalho de catar as sobras e organizá-las nas caixas.

Normalmente, nestas caixas, eu coloco os retalhos maiores. E separo os pedaços mais minúsculos numa caixa específica. Nela eu guardo aqueles toquinhos que poderão ser reaproveitados com os cortadores. Aí, num dia em que o tédio me pega e a minha paciência está de bom humor, eu dou um novo fim aos pedacinhos, cortando-os. Separo as figuras cortadas em novas caixinhas e tudo fica organizado! E o melhor: sem desperdício! Não gosto de jogar fora nada que possa ser reutilizado. Questão de economia e bom senso!

Espero que esta minha ideia ajude você, caso esteja se descabelando à procura de um lugar para seus retalhos.

by Iva

retalhos

Animation17_Barrinha_Flores2

4 comentários

  1. Postado por Virgínia Vilela, em Responder

    Menina do céu, vc é muito organizada!!!!!!!!!!! Vc será minha musa inspiradora!!!!

    • Postado por admin, em Responder

      Kkkkk… Virgínia! Que fofo! Muito me honra seu gracioso comentário! Beijinhos pra você!

  2. Postado por Rafaela Leão, em Responder

    Impressionada com tamanha organização… vou tentar colocar em praticas as maravilhosas dicas!!! Amei o site inteiro!!! :)

    • Postado por admin, em Responder

      Que bom, Rafaela!
      Fico imensamente feliz com seu elogio.

Envie seu comentário