Socorro! Meu furador – por estar cego – emperrou ao cortar o papel…!

Socorro! Meu furador – por estar cego – emperrou ao cortar o papel…!

Uma das coisas que realmente me deixa “irritada da Silva” é usar um furador preguiçoso. Sabe quando você aperta o danado e ele só fura pelas metades e a figura que você quer obter fica agarrada nas lâminas? Então… Ninguém merece, né?! Quando isto acontece, normalmente, o instrumento já está ficando cego pelo desgaste contínuo do corte ou porque a lâmina do furador não é a “navalha” que a gente espera.

Com a minha experiência, percebi que, ao cortar o papel usando o furador (seja ele de que tamanho for), deve-se fazê-lo com pressão forte e rápida. Se apertar a alavanca devagar, o corte pode ficar comprometido, com aquela aparência de “mastigado”. Outro inconveniente: se a gramatura for muita fina (como, por exemplo, a do papel de seda), o furador praticamente destrói a folha, porque a delicadeza do material não resiste à pressão do corte.  E, em caso oposto, quando o papel é grosso demais, o furador só “finge” que corta, ainda que se coloque muita pressão na alavanca.  Ou seja: a paciência da gente vai embora e a raiva bate na porta querendo entrar. O que era pra ser prazer, passa a ser tormento. Então, a lição que aprendi: escolher a gramatura adequada do papel para que o furador realmente funcione.

Mas se, mesmo assim, o danadinho começar a dar problema, não se avexe! Tem solução (Ufa!). Há alguns vídeos interessantes no YouTube sobre esta dificuldade (como o exemplo acima). As dicas são excelentes! Entretanto, é preciso entender o inglês para você captar direitinho a mensagem, uma vez que alguns dos vídeos são da marca americana Martha Stewart.

Porém, vou facilitar sua vida:

  1. PARA AFIAR: de vez em quando corte papel alumínio com seus furadores (mesma dica que eu já dei para amolar as tesouras). Repita a operação várias vezes até perceber que fez efeito e o furador voltou a ficar afiado.
  2. PARA LUBRIFICAR: corte com os furadores papel manteiga. Rapidinho ele fica lubrificado e 100% eficiente.

Agora uma outra dica excelente: um dos blogs mais completos sobre nossas dificuldades no mundo do Scrap é o da Claudinha (claudinhascrap.blogspot.com.br) . Ela não dá dica, ela praticamente dá um curso sobre como lidar com os furadores. A moça é fera em tudo o que diz. O blog dela é riquíssimo e cheio de outras mil informações valiosas! Corra lá e dê uma espiadinha! Vale a pena!

Espero que eu tenha lhe ajudado no aperreio com os furadores.

de nada!

by Iva

Animation17_Barrinha_Flores2

Envie seu comentário