O que é Criatividade?

O que é Criatividade?

criatividade - ideia

Esse é um tema vasto que poderia ser definido de várias formas, dependendo do ponto de vista abordado.

Mas, em princípio sem grandes abordagens profundas e científicas,  a criatividade pode ser definida como a capacidade que o indivíduo tem de inovar, de criar soluções diferentes com alto potencial inovador para as suas necessidades, baseado em conhecimentos, experiências, sensibilidade e curiosidade.  As pessoas criativas são inquietas e almejam sempre a transformação. Normalmente são dotadas de grande capacidade criadora frente a qualquer desafio que lhes seja imposto.

Não posso afirmar que todas as pessoas inteligentes sejam criativas. Mas categoricamente afirmo que todas as pessoas criativas são inteligentes. E o campo desta inteligência é vasto – engloba mais do que as áreas acadêmicas e científicas, abrange o conhecimento emocional, a eterna inquietude perante os fatos, a sensibilidade e a percepção da vida.

Ser criativo é ser artista do seu mundo, é ser o criador do seu universo. Ainda que a criatividade de um indivíduo esteja ligada a uma determinada área do conhecimento, quando ele inova, ele recria ali um novo jeito de pensar, de fazer, de seguir.

Engana-se quem acha que a pessoa criativa é aquela que só pensa em ideias que nunca foram pensadas por ninguém. Isto não é regra. Às vezes, a ideia genial apresentada não é nova, foi inspirada numa já existente. O que faz dela então algo genial não seria a pureza de não ter semelhança, mas no diferencial com a qual foi apresentada.

Nós vivemos numa sociedade agitada, bombardeada por toneladas de informações a todo momento, cheias de problemas sociais dos mais variados tipos e com uma rotina frenética de afazeres. Então, obviamente, sofremos transformações e influências de todas as formas o tempo todo. Mas mesmo nesse mundo tão conturbado, constantemente nós nos deparamos com gente que ainda, apesar de tudo, consegue inovar, consegue transformar de forma genial algo que alguém não tinha feito. Ou tinha feito, mas não daquela forma. Ou, melhor ainda, consegue pensar primeiro em algo que nunca foi pensado.

Exemplos podem ser encontrados em vários cantos. Uma propaganda genial, uma peça de teatro que te faz rir sem lhe dar a sensação de que já riu daquilo antes, uma fala irreverente de um colega de trabalho, uma placa chamativa na rua, um objeto inovador na vitrine, um móvel com design absolutamente surpreendente, um quadro pintado de maneira divina ou uma letra de música original… enfim, qualquer ação que nos encante de forma surpreendente.

E é para este universo absurdamente encantador que convido você para vir comigo e apreciar o que as pessoas andam bolando por aí. Sou muito fascinada por este tema. Passei dias e dias vasculhando a Net atrás de tudo que achei criativo. Não julguei a praticidade nem a eficiência das “coisas criadas”, mas sim o potencial de inovação que, para mim, elas tiveram.

Veja a seguir o mundo de variedades e o quanto há gênios anônimos entre nós. Clique nos links de ideias criativas (neste site). Você encontrará centenas de imagens legais e se surpreenderá.

CriatividadeH

By Iva

Animation17_Barrinha_Flores2

 

 

 

Envie seu comentário