Como se tornar mais criativo?

Como se tornar mais criativo?

CRIATIVIDADE5A criatividade é um talento que todos podem desenvolver seja para a resolução de problemas pessoais ou profissionais. E ser criativo não é uma habilidade exclusiva apenas de artistas ou cientistas extraordinários como pensa muita gente. Todos nós nascemos dotados dessa capacidade. O que diferencia, então, as pessoas umas das outras  e o jeito criativo como encaram a vida é a forma como usam de seu poder de criar, de sair fora dos moldes, de se libertar de conceitos e de travas culturais. Uns fazem mais, outros fazem menos.

Ser criativo é uma necessidade. Estamos num tempo em que os desafios pipocam a todo instante. Somos convidados (às vezes, obrigados) a dar repostas rápidas, inovadoras perante diversas situações do dia a dia, a agir instantaneamente. E nem sempre nos sentimos capazes para tal. Talvez porque somos levados a pensar que ser criativo é encontrar a resposta da pergunta que vale um milhão de dólares ou descobrir uma grande invenção ou ainda ter o click para uma ideia milionária. Mas não precisamos de espíritos inventivos tão megalômanos! Ideias criativas  para a resolução de problemas na simplicidade do nosso cotidiano já ajudariam bastante.

Aumentar a criatividade pode ser mais simples do que você pensa. É um jeito novo de pensar, uma forma diferente de agir, uma habilidade acessível a todo mundo em todas as situações da vida. A forma como você desenvolve as tarefas mais corriqueiras da sua rotina pode ser feita com espírito inventivo, com um novo olhar. E não estou falando do desenvolvimento de uma habilidade nova, mas de reativar uma habilidade que você já tem e que, talvez, somente esteja adormecida.

Há inúmeros caminhos, há diversas técnicas que você pode fazer para lapidar seu diamante, para aprimorar o gênio que há em você e chegar naquele maravilhoso momento do “A-Há!!!”.

Antes de começar, olhe para si mesmo(a). A criatividade é impulsionada por um somatório de vivências. Você é tudo aquilo que viveu até hoje – as pessoas com quem conviveu, as experiências que teve, as dores que sofreu, as lições que aprendeu, os prazeres que sentiu, as viagens que fez, as perdas e os ganhos que teve, os livros que leu, tudo colaborou para o que você é hoje. Portanto, o seu poder criativo será cada vez maior se mais experiências você tiver, então:

* Invista em seu intelecto – leia mais livros, revistas, jornais, gibis. Estude, informe-se. Vá ao cinema, ao teatro, ao parque. Ouça mais músicas e preste atenção às letras. Desbrave a internet. Deixe-se invadir de informação e não se canse de beber na fonte do conhecimento.

* Aprenda atividades distintas – inscreva-se em um curso novo e misture atividades aparentemente diferentes como um curso de mergulho, outro de culinária e um outro de dança de salão, por exemplo. Seu cotidiano vai ficar preenchido por atividades que vão exigir de você diferentes ações e isto é um excelente impulso cerebral para seu espírito criativo.

* Viva intensamente – Curta sua família, seus amigos, as crianças, o bichinho de estimação. Dedique-se a quem você gosta e a todos que lhe fazem bem. Solte os sentimentos entalados e promova emoções positivas ao seu redor.

Seja organizado (a) – com seu espaço, com suas coisas, com o tempo, com as pessoas. Você só tem a ganhar.

Tenha uma atitude positiva frente à vida – Em vez de reclamar, busque soluções. Não deu certo? Refaça. Mude o ângulo. Faça outra abordagem. Tenha confiança e enfrente os medos. Pense que seu problema, por maior que seja, não é nem de longe o pior do mundo. E, se caso assim lhe parecer, você certamente não é a primeira pessoa a passar por isso nem será a última. Então, força e otimismo!

* Cultive algum hobby – faça atividades que lhe deem prazer. Quando estamos felizes, as ideias fluem mais facilmente.

* Perca o medo de errar – a vida é um risco constante, mas se nós nos bitolarmos nessa verdade, não sairemos de casa para nada. Não viveremos. O risco nos torna mais fortes, mais corajosos. E os erros nos ensinam.

* Treine seu cérebro – faça palavras-cruzadas, jogue xadrez, baralho, bola, tênis ou videogame. Faça coisas que desafiem seu raciocínio como amarrar o cadarço com a mão contrária a que você usa, desenhar de cabeça pra baixo ou decorar uma poesia.

Inspire-se nas pessoas as quais você admira - Informe-se sobre quem teve sucesso na sua área. Conheça suas lutas e glórias. Absorva o que for conveniente para o seu crescimento.

* Trabalhe em equipe – Promova discussões sadias, ouça o que os outros tem a dizer, troque ideias, estude as opiniões opostas à sua. Estimule, ajude, elogie e, acima de tudo, seja sincero (a), mas sem perder a elegância e a ternura.

* Cultive o bom humor – Não despreze as ideias bobas. Aliás: tenha ideias bobas. Use as ideias bobas. Brinque. Ria de si mesmo.  Seja leve. Veja o lado engraçado da vida. Resgate suas antigas peraltices. Dê cambalhotas, faça guerra de travesseiros e peide na piscina pra fazer bolinhas. Não tenha medo do ridículo.

Enfim, sempre acredite em você acima de tudo! Desperte seu gênio e deixe-o sair da lâmpada.

by Iva

criatividade einsten

 Animation17_Barrinha_Flores2

2 comentários

  1. Postado por Eliana, em Responder

    Excelente texto, amei….

    Bjs….

    • Postado por admin, em Responder

      Maravilha, Eliana!

Envie seu comentário