As menininhas Sarah Kay e Holly Hobbie embalaram a minha infância.

sarah_kay32

As menininhas Sarah Kay e Holly Hobbie embalaram a minha infância.

holly2

Figurinha do álbum da Holly Hobbie. Minha doce recordação de infância.

Desde que me entendo por gente, sou absolutamente apaixonada por coisas delicadas (acho que já falei desta minha característica umas trocentas vezes neste site… hehehe). E, na minha infância, a maior representação disso para mim eram as figurinhas dos álbuns da Sarah Kay e da Holly Hobbie. Não tinha nada mais fofo e encantador!

3240173656

Elas estavam não somente nos álbuns de figurinhas, mas nos papeis de carta (eu, doida por elas, tinha um monte!), nas lancheiras, nos papeis de presente, nos papeis de parede, nos estojos, nas agendas e até em alguns brinquedos. Nas década de 70 e 80, virou mania colecionar estas fofuras. As meninas da minha idade ficavam enlouquecidas (vivi essa delícia em meados dos anos 80)! E o grande barato para a gente era, na hora do recreio, ver quem tinha figurinhas repetidas para poder trocar umas com as outras.

31

Eram figuras muito delicadas e bonitas, que retratavam a pureza, a simplicidade e a ternura do universo infantil. A Sarah Kay foi criada por uma ilustradora australiana de mesmo nome. Suas figuras de bonequinhas delicadas, sempre acompanhadas de uma frase doce, foram mundialmente conhecidas e não houve naquela época nenhuma menina romântica que não se apaixonasse por elas.

200

Eu particularmente ficava encantada com cada figurinha que tinha. Eu observava atentamente os desenhos, os traços feitos com perfeição. O jeitinho meigo das menininhas, a face rosada, as roupinhas com ar campestre, os chapeus, as calças “boca-de-sino”, as botas, as flores, os bichinhos, e até as sardinhas no rosto, tudo inconfundivelmente gracioso e romântico!

157

O desejo da ilustradora Sarah Kay era retratar de forma meiga o universo infantil. Segundo algumas fontes de pesquisa, ela fez tão graciosas figuras seguindo sua própria realidade. Desenhou vários cenários, cada um mais bonito que o outro, depois enviou suas ilustrações para as mais famosas editoras australianas. O sucesso foi instantâneo. Suas menininhas se tornaram reconhecidas internacionalmente, em especial, na Europa, onde seu trabalho se espalhou e se intensificou no mercado. Apesar do sucesso estrondoso, Sarah Kay, sempre foi muito reservada. Sua bibliografia é tímida, porque ela era avessa a entrevistas e holofotes. Há controvérsias nas fontes de pesquisas – algumas afirmam que ela ainda é viva e se mantém reservada até hoje, vivendo de maneira simples e anônima. Outras fontes afirmam que ela já faleceu. O mais importante é que ela nunca se importou com a fama. Queria apenas que a sua bonequinha ficasse conhecida.

sarah6v

O fato é que Sarah Kay fez meu mundo infantil muito melhor. Eu viajava através das doces figuras que ela criou. Guardei por muitos anos meu excesso de figurinhas repetidas. Tinha dó de usá-las, elas me eram caras porque representavam o melhor da minha infância! Eu só as usava em ocasiões muito, muito especiais.

sarahcc

Em 1991, uma editora – que não me lembro qual – ressuscitou o álbum destas figurinhas. Eu fiquei alucinada! Mesmo vivendo uma adolescência normal (na época tinha 16 anos), curtindo com as amigas o rock dos Gun’s and Roses, do Pink Floyd, do A-HA e do Legião Urbana, ainda me deixava viver pedaços de minha meninice quando saía do colégio e ia religiosamente para a banca de revistas comprar novos pacotes das minhas amadas figurinhas.

sarah34

O tempo passou e, novamente em 2004, uma nova editora (On-line) reedita a Sarah Kay e a Holly Hobbie. Desnecessário dizer o quanto meu espírito infantil voltou com toda a força e lá fui euzinha eufórica comprar figurinhas e mais figurinhas para completar o novo álbum que adquiri. Foi uma delícia reviver tudo outra vez!

IMG_5600

IMG_5607

IMG_5608

Atualmente eu tenho mais de mil imagens destas lindas bonequinhas salvas em meus arquivos. Uma das primeiras coisas que quis descobrir quando passei a usar a internet no começo dos anos 2000 foi, evidente, sobre a Sarah Kay e seus belos e delicados desenhos – hoje eternizados nas minhas mais doces recordações.

O grande barato é saber que muitas mulheres da minha idade também são fãs destas meigas bonequinhas. Fico imensamente feliz em saber que não sou a única a ter bom gosto e gostosas lembranças de uma época que não volta mais.

E você, tem idade para se lembrar destas fofuras?

by Iva

holly hobbie 6

holly hobbie 4

holly hobbie dance

criança

Animation17_Barrinha_Flores2

 

 

 

 

14 comentários

  1. Postado por Ana Luisa Poeta Roenick, em Responder

    Eu amava os papéis de carta das menininhas Sarah Kay e Holly Hobbie. Quando eu tinha que escrever algo para uma paquera, um namorado ou uma grande amiga, eu recorria aos papéis das menininhas. Eram tão lindos, tão delicados! As figuras traziam emoção, doçura e nos faziam sentir que estávamos naquela realidade das fotos. Havia quase sempre um gatinho fofo (sou louca por gatos) por perto!

  2. Postado por Iva Pereira, em Responder

    Querida Ana, que bom que você também pode viver esta época incrível das bonequinhas da Sarah Kay e da Holly Hobbie! De fato, os bichinhos (gatos, cachorros, passarinhos) estavam sempre presentes nos cenários destas menininhas fofas! Tudo a ver, não é verdade? Beijos e obrigada por ter visitado meu cantinho!

  3. Postado por Anna Carvalho, em Responder

    Boa noite amiga, navegando na net encontrei seu cantinho. Na época também colecionei o album bem-me-quer.Penso da mesma forma que as crianças de hoje não sabem como ser criança de verdade sou fã dessas e lindas bonequinhas até hoje, adorava colar as figurinhas repetidas nos cadernos de escola. Que tempo bom que não volta mas. (annaccarts.blogspot.com.br)

    • Postado por admin, em Responder

      Oi, Anna! Que bom que encontrou meu cantinho e temos algo em comum: a paixão pelas bonequinhas fofas Sarah Ksy e Holly Hobbie! Bons tempos, né? Seja bem-vinda! Beijinhos!

  4. Postado por Célia, em Responder

    Amo Sarah Kay! Tive alguns papéis de carta dela. Mas unca pude comprar os álbuns de figurinha.Agora encontrei um livro com figurinhas dela no Submarino e cadernos e agendas na loja Kalunga.Espero ansiosa que a personagem volte a moda para reviver uma linda parte da minha infância!

  5. Postado por Jaqueline, em Responder

    Ola. Que bom foi encontrar seu cantinho. Tive uma infância pobre e não tinha acesso as figurinhas. Mas eu me lembro de ter um caderno encapado com papel que tinhas a figura dessas bonequinhas. Eu ficava encantada com elas. Sempre que penso em ter uma filha, me lembro dessas bonequinhas. Hoje resolvi pesquisar na net sobre elas e ja guardar imagens pra quando esse dia chegar. Eu não sabia o nome dela e nem que a criou. Gostei muito das informações, com certeza ela tem mais uma fã. Gostaria muito de encontrar a figura de uma menininha de costa segurando uma flor com vestido amarelo e cabelo preso. tenho essa muito forte em minha lembrança. Um bj

    • Postado por admin, em Responder

      Oi, Jaqueline!

      Bem-vinda ao clube! Sara Ksy e Holly Hobbie tiveram e continuam tendo muitos fãs pelo mundo!

      Vou tentar achar a figurinha específica que marcou sua infância! Eu tenho muitas delas. Se eu a encontrar, mandarei para você! Grande abraço!

    • Postado por Gabriella, em Responder

      Olá Jaqueline!
      Ao ver a descrição da imagem que você deseja no seu comentário, me recorde de uma imagem que achei hoje mesmo, na pesquisa que estava fazendo dessas lindas figurinhas, e cheguei até este site.
      Esse é o link para ter acesso a imagem que parece ser a que você procura:

      https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTw_NfItcZzDCxewk9YH-p88dQoBtIDEONMjwWjUhy9HDOQ3lN3ew

      Espero ter ajudado!!!

      • Postado por admin, em Responder

        Gabi,

        Seja bem vinda ao meu site e ao clube das apaixonadas pelas bonequinhas da Sara Kay e Holly Hobbie.

  6. Postado por Carina Alice, em Responder

    Olá, tenho 32 anos e também sou apaixonada por essas bonequinhas. Até hoje quando preciso de um caderno ou agenda, compro da Sarah Kay ou da Holly Hobbie, disponíveis na internet. São muito fofos!

    • Postado por admin, em Responder

      Olá, Carina! Que ótimo! Mais uma companheira de bom gosto! Seja bem-vinda ao meu cantinho! Abraços!

  7. Postado por Karla, em Responder

    Hoje fui a um mercado de pulgas em Montpellier na França, e encontrei 4 livros da Sarah Kay com essas gravuras, que também fizeram minha infância (tenho 35 anos), comprei os quatro, e irei ler pras minhas duas filhas. Claro que quero relembrar da minha infância, da inocência, mas tenho também a esperança de adicionar um pouco de doçura nesse mundo infantil de eletrônicos e desenhos hiper ativos.

    • Postado por admin, em Responder

      Karla,

      Que bom que há pessoas como você espalhando doçura!
      De fato hoje em dia a ternura infância se perdeu em meio ao embrutecimento do sociedade.
      Obrigada pelo prestígio.

      • Postado por admin, em Responder

        Obrigada, Karla! Que bom que há pessoas sensíveis como você para perceber isso!
        Abraços, querida!

Envie seu comentário