Afinal, o correto é bater foto, tirar retrato ou fotografar?

Como-fotografar-Bem-2

Afinal, o correto é bater foto, tirar retrato ou fotografar?

A língua portuguesa é rica em suas nuances, é viva e, por isso, permite um leque de possibilidades. Muitos estudiosos admitem e aceitam as variações linguísticas, sobretudo, na comunicação oral. Afinal, o objetivo é transmitir uma mensagem compreensível dentro de um contexto coerente. Deste modo, as três formas de expressão são aceitas.

No entanto, formalmente, FOTOGRAFAR é o jeito ideal de falar (e escrever) porque tanto “bater foto” quanto “tirar retrato” remetem à ação de clicar e captar a imagem. Logo, usar o verbo adequado torna a expressão mais elegante, mais clara e objetiva. Os verbos “tirar” ou “bater” no que se referem a fotos e retratos estão empregados no sentido figurado. Nada errado com isso. Porém, tenha cuidado com os engraçadinhos que, maliciosa e invariavelmente, soltam aquelas famosas pérolas de duplo sentido quando fotografam em grupo: “Se eu tirar uma de você, depois você bate uma pra mim?”… rs.

Por incrível que pareça, as pessoas acham mais fácil falar duas palavras como “bater foto” em vez de usar apenas uma como “fotografar”. Cientificamente, há uma explicação: nosso cérebro é condicionado a achar mais fácil dizer duas palavras dissílabas a dizer uma polissílaba. Vá entender…!

Bem… que tal pormos em prática nosso aprendizado? Eu fotografo, tu fotografas, ele fotografa, nós fotografamos…Todo mundo fotografa e fica FELIZ!!!

by Iva

foto8

Animation17_Barrinha_Flores2

 

4 comentários

  1. Postado por Rayana, em Responder

    Adorei!! Muito bom saber mais sobre a língua portuguesa!

  2. Postado por Iva Pereira, em Responder

    Que bom que gostou, Ray! Beijos!

  3. Postado por Te, em Responder

    Legal. Comecei a ler por este texto. Portanto, vamos fotografar e sermos felizes … Bjos

    • Postado por admin, em Responder

      É isso aí, Tê! Vamos fotografar pra ser feliz ou ser feliz para fotografar? rsrs

Envie seu comentário